Biblioteca Setorial de Educação Física e Desportos

História da Biblioteca Setorial Biblioteca Setorial Aloyr Queiroz de Araújo do Centro de Educação Física e Desportos.

O Curso de Educação Física foi criado em 26 de junho de 1931, mas só começou a funcionar em 24 de agosto de 1931, com o nome de Curso de Emergência. Mais tarde, transformou-se em Escola de Educação Psysica e, posteriormente, em Escola Superior de Educação Física. Sua integração à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) se deu, oficialmente, em 1961 pela Lei Federal nº 3.868, de 30 de janeiro.

 A Biblioteca Setorial do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), tem a sua origem na Biblioteca da Escola Estadual de Educação Física que, naquela época, cumpria a sua função satisfatoriamente.

Em 1961 ocorreu a federalização da Escola que passou a pertencer a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com isso seu acervo foi dividido ficando a maior parte na Biblioteca Central e uma pequena parte no CEFD que, apesar dos esforços empreendidos para a sua manutenção, sem investimentos, não se conseguiu impedir a sua defasagem.

No final de 2004, a Direção do CEFD, investiu em um Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas o que possibilitou a inserção de dados referentes às obras existentes, reduzindo o tempo de busca e facilitando o controle de empréstimo e devolução dos materiais. Houve também uma ampliação do espaço físico que tornou a biblioteca um ambiente agradável, para o estudo e a pesquisa, sua demanda aumentou e tanto de alunos do CEFD, como de outros cursos e até mesmo pessoas da comunidade externa à UFES que vem em busca de materiais e/ou de um local para estudos.

Posteriormente o acesso a internet se tornou possível com os novos pontos instalados, e com o início do curso de Mestrado e do curso de Bacharelado noturno criou-se uma necessidade urgente da compra de novos materiais que transformaram a biblioteca num ponto fundamental de estudos, pesquisas e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.

Em 31 de agosto de 2017 a Biblioteca Setorial passou oficialmente a fazer parte do Sistema de Bibliotecas da Ufes através do Processo no. 9122/2015-77, demandando readequação da estrutura física e aquisição de equipamento de segurança. Finalmente, no primeiro semestre de 2018 a biblioteca passou por uma nova reforma física, tendo sua área ampliada para 263 m2, que passou a contar com 2 salas fechadas para estudo em grupo, 10 baias para estudo individual, sala de processamento técnico, balcão de atendimento e 10 mesas de estudo no salão. Após um período de trabalho em conjunto com a equipe da Biblioteca Central, em 2019 foi concluído o processamento técnico do acervo para efetiva integração ao Sistema Pergamum.

Biblioteca Setorial Aloyr Queiroz de Araújo 

Resolução nº. 41/2017 - Cun inclui a Biblioteca Setorial do Centro de Educação Física e Desportos ao Sistema Integrado de Bibliotecas da UFES (SIB/UFES).

Bibliotecário/Documentalista:  Bruno Pacheco Coelho Leite

Bibliotecário/Documentalista:  Eliete Ribeiro Almeida

Assistente em Administração: Francisco Antônio Tardin Tavares

Assistente em Administração: Gabriel Santos Casagrande

Localização: Campus de Goiabeiras

Endereço: Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória - ES - CEP 29075-910

Fale conosco:

Telefone: (27) 4009-2621

E-mail da biblioteca: cedf.biblioteca [at] ufes.br

Horário de funcionamento durante o período letivo:

Segunda a sexta-feira: 7h às 20h

 

Espaço físico da Biblioteca

Área construída total (m²):

Área destinada ao acervo (m²):

Área destinada aos usuários (m²):

Setorial Artes (263 m²)

100

163

 

 

Informação atualizada em: 16/10/2020.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910