Sobre o RiUfes

O que é ?

O Repositório Institucional “É um conjunto de serviços que uma universidade oferece aos membros de sua comunidade para a gestão e disseminação de materiais digitais criados pela instituição e por membros da sua comunidade” (CROW, 2009, p. 2).

O Repositório Institucional (RI) adota o conceito de movimento de acesso livre, que teve início com um grupo de pesquisadores da área da Física, na década de 90, nos Estados Unidos. Hoje possui vários adeptos, inclusive editoras de grande relevância nas mais diversas áreas de conhecimento.  O que isso significa?  Tanto para a comunidade universitária como para a sociedade em geral, representa a possibilidade de acesso livre a publicações (artigos, capítulos de livros e livros) antes acessadas com restrições, apenas por  assinatura ou por compra. 

O povoamento dos RIs pode ser realizado mediante a inclusão de publicações que já possuem licença do autor e da editora (revista), como  aquelas que utilizam a Licença Creative Commons, ou por meio de contato com as instituições/pesquisadores/editoras para obtenção da licença. 

Uma das características associadas aos repositórios institucionais é o autoarquivamento, em que os próprios autores podem submeter seus trabalhos.  

Os repositórios institucionais possibilitam inúmeras vantagens para os usuários, os autores e as Universidades.  Pode-se citar, como exemplo, o aumento da visibilidade da instituição e dos seus pesquisadores; otimização da gestão da produção científica; da preservação digital; reunião de todo o material produzido na UFES e por seus integrantes em um único local na Web; e o uso de análises estatísticas de uso, o que favorece à Instituição e os autores.

 
Conheçam o nosso repositório acessando a página: http://repositorio.ufes.br/
 
 
 
Histórico do RiUfes
 

Em maio de 2010, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio da Biblioteca Central, participou do edital de chamada FINEP/PCAL/XBDB n.º 003/2009 para implantação do repositório institucional.  O interesse em participar do edital foi com o objetivo de explorar e utilizar uma ferramenta capaz de capturar, armazenar, organizar, preservar e disseminar a produção intelectual da instituição. 

A UFES foi contemplada pelo edital em outubro de 2010. Em novembro, os servidores (Morgana Carneiro de Andrade, bibliotecária e coordenadora do projeto; Patrícia Pacheco de Barros, bibliotecária e responsável técnica pela implementação do repositório; e Hilio Holz, diretor técnico do Núcleo de Processamento de Dados e responsável pelo suporte tecnológico) assumiram a gestão do RiUfes.

Atendida às exigências do edital, foi possível disponibilizar o conteúdo do RiUfes para todo o mundo, fazendo parte, na época, das 39 instituições nacionais do projeto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) de implantação de repositórios institucionais no Brasil.

 

Conteúdo do RiUfes

O RiUfes armazena:

- livros

- manuais e procedimentos técnicos

- relatórios de pesquisa

- artigos científicos publicados em periódicos

- trabalhos apresentados em eventos científicos

- patentes

- dissertações e teses

- trabalhos de conclusão de curso (em processo de inclusão).   

Em março de 2016, o RiUfes incorporou o conteúdo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).  Atualmente, todas as dissertações e teses defendidas na UFES ou por servidores professores e técnicos-administrativos são armazenadas no RiUfes.  Neste ano de 2017, foi migrado todo o conteúdo da base de dados da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Em vista do processo de migração dos dados estamos dedicando maior tempo para conferência desse material.

Quem pode depositar

Membros da comunidade universitária – discentes, servidores técnico-administrativos e docentes.

 
A seguir, alguns links sobre o assunto:

http://repositorio.ufes.br
http://roar.eprints.org/
http://www.opendoar.org/
http://www.creativecommons.org.br/videos/Get-Creative-nova-versao.swf

 

 

Informação atualizada em: 24/08/2017.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910